Conheça o guia de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nas empresas. Saiba passos importantes que a maioria esquece de fazer.

Com a criação dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), foi necessário o desenvolvimento de uma metodologia para implementação desse objetivos dentro das organizações. Com inúmeras vantagens para a sustentabilidade dos negócios e os grandes impactos positivos, o Guia os ODS para as empresas (SDG Compass, em inglês) foi pensado para orientar o setor privado nesse novo cenário.

O SDG Compass foi desenvolvido pelo GRI, UN Global Compact e wbcsd com foco nas grande empresas multinacionais. As empresas de pequeno e médio porte e outras organizações são encorajadas a utilizá-lo como fonte de inspiração, e a adaptá-lo conforme necessário. 

Elas são baseadas no reconhecimento da responsabilidade de todas as empresas no cumprimento de todas as legislações relevantes, no respeito dos padrões internacionais mínimos e no tratamento prioritário de todos os impactos negativos nos direitos humanos.

O guia apresenta cinco passos que auxiliam as empresas em como alinhar suas estratégias, mensurar e administrar sua contribuição para o atingimento dos ODS:

1. Entendendo os ODS

As empresas devem se familiarizar com os ODS e entender as oportunidades e responsabilidades que eles representam para o seu negócio.

2. Definindo Prioridades

A fim de aproveitar as oportunidades de negócios e redução de riscos, as empresas deverão definir quais as ODS que irá priorizar suas ações com base em uma avaliação do seu, atual e potencial, impacto positivo e negativo nos ODS, gerado através da sua cadeia de valor.    

3. Estabelecendo Metas

O estabelecimento de metas de sustentabilidade específicas, mensuráveis e vinculadas a prazos ajuda a promover as prioridades compartilhadas e a conduzir o desempenho ao longo da organização.

4. Integração

Essa etapa trata da integração da sustentabilidade na estratégia dos negócios e a incorporação das metas nas funções da empresa.

5. Relato e Comunicação

É importante relatar e comunicar o seu progresso em relação aos ODS continuamente, a fim de entender e cumprir as necessidades das suas partes interessadas.

Atualmente, 93% das maiores empresas do mundo divulgam o seu desempenho e os impactos de sustentabilidade.

Para maiores informações acesse: SDG Compass-1, SDG Compass-2

Atualização semanal

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

Apoie o canal 🙂

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Republique nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *