Startup utiliza IoT para proporcionar um modelo descentralizado de economia circular para produtores orgânicos em fazendas urbanas
*Por Lenah Sakai | 06 agosto 2019 | Collaborative Progress License
A Shimejito, startup fundada pelo brasileiro Adriel Rodrigues, criou um modelo de agricultura sustentável, com o uso de tecnologia IoT para a produção orgânica em fazendas urbanas.
A tecnologia IoT é utilizada para o controle e monitoramento da produção e é disponibilizada para facilitar a vida de produtores interessados.
Premiada pela Embrapa, a startup, que está com operação no Brasil e em Portugal, gera atividade econômica para quem sofre com o desemprego.
Qual problema resolve?
A ideia surgiu para colaborar com a produção de alimento orgânico de forma a atender o crescimento populacional mundial. Para isso, o empreendedor Adriel Rodrigues constatou alguns fatores importantes:
- 80% da população mundial estará vivendo em cidades;
- Preço alto de alimentos orgânicos para quem compra em grandes cidades;
- Muitos dos empregos atuais desaparecerão nos próximos anos;
- A distância entre produtores e consumidores gera muitos intermediários, perda de alimentos e valor nutricional.
Solução
Levando em consideração os fatores, cidades, preço, emprego e distância, foi criada uma startup de fazenda urbana com produção inicialmente de cogumelos em espaços indoor.
A ideia é aproximar a produção dos consumidores e criar uma economia circular da seguinte forma:
- Aproveitar os rejeitos que seriam descartados da cidade transformando-os em substrato para a produção de cogumelos;
- Esse substrato é encaminhado a produtores locais, que utilizam o site da startup para vender;
- A entrega dos cogumelos ocorre dentro de 24h da colheita;
- O consumo gera novos rejeitos e mais substrato para a produção, fechando o ciclo da economia circular.
Com isso, a Shimejito atinge seus objetivos de produção orgânica mais sustentável com impacto social na geração de atividade econômica e empregos e dentro de um modelo de economia circular.

Produtores
A Shimejito criou um modelo de negócios para que qualquer pessoa possa ser produtora, preocupando-se apenas com a colheita, embalagem e entrega dos produtos. Toda a parte de e-commerce, marketing, clientes, controle e monitoramento de produção é feito pelas tecnologias e serviços da startup.
Resultados
Com um modelo econômico descentralizado, o cultivo em espaços reduzidos, e produção em larga escala, a startup possibilita um faturamento mensal de R$25 mil por mês com 70 metros quadrados e retorno de capital investido de 21% ao mês com toda a capacidade instalada.
“A Shimejito consegue entregar um real impacto social por meio das fazendas urbanas. ” (Felix Sequeira – Embrapa)
Seguem algumas conquistas da startup:
- venda de 3 unidades de produção piloto a R$110 mil;
- prêmio de startup do dia no WebSummit 2018;
- Prêmio de empresa finalista no programa Pontes para Inovação da Embrapa;
- Aprovação de implementação do projeto na Europa pelo programa Startup Visa do Governo Português.
Ativista, empreendedora em negócios sustentáveis, fundadora do Green Business Post, formada em administração pela PUC-SP, há 10 anos estuda e atua em negócios e sustentabilidade. Trabalha para a construção e fortalecimento do ecossistema empreendedor e de negócios co-organizando mais de 100 EJE – Encontros de Jovens Empreendedores do movimento Cultura Empreendedora. Hoje é gestora de uma rede de 5 milhões de pessoas do ecossistema empreendedor nacional e internacional e adota estilo de vida vegetariana, minimalista e estoica.
Posso participar do projeto de agricultura urbana, morando em Goiás?? Quero saber como posso fazer contato
Olá, Dely, tudo bem?
Que bom que te interessou!
No conteúdo tem o link do site da startup. Lá você poderá entrar em contato com eles!
Abraços,
Muito legal e coordeno o empreendedorismo na prefeitura de Maricá no Rio de Janeiro, será que não conseguimos que você ou seus parceiros façam uma palestra aqui em nossa cidade que é hoje a cidade que mais recebe royalties do petróleo do pré sal no Brasil
Olá, Sandro, te enviei um email.
Muito bacana o modelo de negócios…