Vista parcial da área para reflorestamento

Bem vindos. Procuram-se pessoas interessadas em colaborar para o reflorestamento de uma área de Mata Atlântica. Gostaria de participar?

Objetivo deste projeto é obter verbas, via crowdfunding, para a recuperação de uma área de Mata Atlântica degradada na região da Grande São Paulo.

A área, originalmente de Mata Atlântica, pertencente hoje ao Condomínio Chácara do Rosário em Cajamar, SP, fazia parte de silvicultura de eucaliptos e está destacada na imagem abaixo.

Vista aérea da área disponível

Em destaque acima a área destinada à recuperação, na foto ainda com a antiga plantação de eucaliptos.

A associação de moradores do condomínio decidiu reflorestar a Mata Atlântica ao seu estado nativo restaurando seus serviços ecossistêmicos e paisagísticos.

Para tanto iniciou o processo de remoção dos eucaliptos mas ,por não ter condições para executar o projeto sozinha, disponibilizou a área para reflorestamento por terceiros.

Abaixo a situação atual da área.

Vista parcial da área para reflorestamento
Vista parcial da área para reflorestamento

A remoção dos eucaliptos e o início de recuperação de parte da área levou ao renascimento de uma nascente seca (abaixo).

A presença de bananeiras no local (planta indicadora da presença de água) aponta para a possibilidade de recuperação de outras nascentes como consequência do reflorestamento.

Área com nascente em recuperação

A importância de combater a degradação de áreas naturais e recuperar sua cobertura vegetal é amplamente conhecida.

No atual cenário de colapso climático, qualquer possibilidade de plantar florestas que ao longo do tempo irão colaborar para o sequestro de CO2 é fundamental para colaborar com o futuro ambiental.

O Projeto

Para a execução deste projeto serão plantadas 255 mudas de espécies nativas variadas da Mata Atlântica em uma área aproximada para reflorestamento de 1.650 m2, com foco nos locais com maior potencial para recuperação de nascentes.

A mudas serão tratadas e manejadas (adubação, irrigação, remoção de ervas daninhas) durante 24 meses visando garantir o sucesso de seu plantio.

Para a execução do projeto já contamos com 40% do valor necessário para a os 24 meses, sendo esta demanda para obter os 60% restantes.

Conforme apresentado, a ação está sendo desenvolvida via crowdfunding através da plataforma Kickante neste link:


https://www.kickante.com.br/campanhas/ajude-recuperar-uma-area-degradada

Qualquer doação será bem vinda.

Atualização semanal

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Siga nossas redes sociais

Creative Commons License AttributionRepublish

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *