agenda 2030 onu ods

O mundo caminha em constantes mudanças e sua organização deve acompanhar essas mudanças para se adaptar a elas. Assim como Charles Darwin concluiu em seu trabalho com a evolução das espécies: os mais adaptados sobrevivem. Dessa forma, você como empreendedor, empresário, funcionário de uma organização deve ter em seu repertório o que o mundo vem adotando, as tendências e problemáticas emergentes.

    Este artigo dá um ponta pé inicial àqueles que gostariam de entender o mercado sustentável que se fortalece junto às ações da ONU. Inicie seus estudos com os ODS e Agenda 2030 e comece a entender os novos caminhos, parcerias e resultados que sua companhia poderá obter.

Agenda 2030

    Com as transformações que estão ocorrendo no mundo e as dificuldades para a continuidade da vida no planeta sendo previamente identificados, a ONU lançou em 2015 a Agenda 2030, com o propósito de acabar com a Fome, lutar contra a Desigualdade e Injustiça, e combater as Mudanças Climáticas.

    Baseada nos Objetivos do Milênio, que foram pré-estabelecidos até 2015, a nova agenda conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, para organizar as 169 metas criadas para resolver os problemas citados. 193 Estados-membro se comprometeram a voltar esforços para os ODS. Confira, abaixo, um vídeo curto que resume o lançamento da Agenda 2030 na sede da ONU.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Foram criados 17 ODS para que países e seus atores adotem práticas que favoreçam a continuidade da vida humana em equilíbrio com os recursos naturais. Todos nós sabemos que os recursos são finitos. Nosso tempo de vida, a água, o alimento etc. Mesmo que os astronautas encontrem mais água fora do planeta ou cientistas descubram como produzir água em grande escala, ele continua sendo finito na extração ou na produção.

Estudando isso e os demais recursos, os pesquisadores vem trazendo, ao longo dos anos, resultados que não podemos mais ignorar. O mundo precisa caminhar de forma a se sustentar. Com isso, a ONU organizou o desenvolvimento sustentável da comunidade global em objetivos para cumprir 169 metas.  

E as organizações são encorajadas a engajar, pois elas são as maiores causadoras de impacto no planeta. Trabalhando para que esse impacto se torne positivo gerará grandes mudanças para a comunidade local e global.

    Assista o vídeo curto a seguir para ver uma explanação bacana dos ODS.

Agora que você já viu o motivo desses objetivos, aqui segue a lista dos 17 ODS para você poder pensar, com calma, sobre as práticas que sua organização já possui que atingem esses objetivos:

  • Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  • Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  • Objetivo 9: Construir infra-estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  • Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Referências: Nações Unidas, ONU Brasil e UFMG.

Atualização semanal

Receba atualização exclusiva diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Creative Commons License AttributionRepublish

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *