salles chico mendes

Declaração de Salles sobre Chico Mendes no Roda Viva repercute nas redes e gera reações.

Uma declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre seringueiro e ativista Chico Mendes virou o assunto mais comentado no Twitter brasileiro nesta terça-feira (12). Questionado na noite de segunda-feira (11) no programa Roda Viva sobre sua opinião em relação ao líder seringueiro morto em 1988, Salles rebateu: “Que diferença faz quem é Chico Mendes neste momento?”.

O chefe da pasta do Meio Ambiente disse que, na verdade, desconhece a história de Chico Mendes e que tão somente ouve relatos díspares sobre sua vida. “Do lado dos ambientalistas, mais ligados à esquerda, há um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do ‘agro’, que são da região dizem que o Chico Mendes não era isso que é contado”, continuou Salles, acrescentando que já ouviu de ruralistas que o líder ambientalista “usava os seringueiros para se beneficiar, fazia uma manipulação”.

“Se beneficiar em quê?”, questionou o âncora do programa, Ricardo Lessa. “O fato é que é irrelevante”, emendou o ministro, em seguida, encerrando o assunto.

Políticos criticaram a fala do ministro e saíram em defesa de Chico Mendes. “Chico Mendes foi trabalhador, ativista, líder social, seringueiro, parlamentar, perseguido político, exemplo de luta. Deu sua vida pelo meio ambiente e foi covardemente assassinado pelo sistema. Respeite Chico Mendes, ministro”, escreveu no Twitter a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). A ex-ministra do Meio Ambiente e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse que Salles “não é ambientalista e é desinformado” e criticou a “ignorância do ministro”.

Fonte: Estadão.

Atualização semanal

Receba atualização exclusiva diretamente em seu email.

Cadastre-se

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Siga nossas redes sociais

Creative Commons License AttributionRepublish

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *