energia educação

Ano passado, mais de 400 escolas da rede pública e 678 professores foram capacitados em 11 municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Empresas do Grupo Neoenergia, WWF-Brasil e outros parceiros comemoram o encerramento do festival para estudantes de ensino médio “Tô ligado na energia” e do curso de formação para professores “Energia que Transforma” em 2018. Ambos integram o Projeto Educação com Energia.

Só na Bahia foram 18.300 estudantes impactados direta e indiretamente e cerca de 305 professores de diversas disciplinas. O Energia Que Transforma oferece aulas de energias renováveis, meio ambiente e sustentabilidade; eficiência energética; segurança em energia, além de debates e conceitos no campo de cidadania e de educação ambiental como um todo. As distribuidoras do Grupo Neoenergia, Coelba, Celpe e Cosern fornecem aos professores material didático abrangente, a partir de metodologia desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, para que eles possam trabalhar com seus alunos em sala de aula no dia a dia.

“A proposta de trazer o conhecimento em energia e meio ambiente para professores de diferentes turmas, de forma transversal, contribui para mostrar que o meio ambiente está inserido em todas as áreas das nossas vidas”, avalia André Nahur, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil

energia educação

Já o Festival Tô Ligado na Energia oferece uma série de oficinas artísticas, como dança, teatro, grafite e percussão para que os alunos trabalhem com os temas ligados à energia. A partir de oficina para blogueiros, coordenada pelo WWF-Brasil, os próprios alunos alimentam as mídias sociais e o blog do festival. No final da experiência, que dura em média quatro semanas, as equipes apresentam um espetáculo final conhecido como Dia Show.

No Rio Grande do Norte, a estimativa de alunos impactados direta e indiretamente em 2018 com os festivais é de 7.320. No estado, o WWF-Brasil fez parcerias com arte educadores do Grupo Facetas, do Grupo Pau e Lata, e do Engajamundo. “Esse não só é um momento de adquirir conhecimento por meio da arte, mas de grande interação e engajamento entre os estudantes. É somente por meio dessa conscientização que vamos conseguir uma real mudança na sociedade”, define André Nahur.

energia educação

Homenagem
Na Bahia, a cerimônia de encerramento aconteceu no dia 14 de dezembro, seguida nos dias seguintes por Recife e Natal. O Projeto Educação com Energia, que conta ainda com a parceria do Unicef Brasil, existe desde 2013 e integra o Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Este ano superamos a meta e atendemos 36 educadores a mais do que o esperado. No livro que distribuímos destacamos 10 práticas, porém foram enviadas 81. O objetivo é que eles continuem realizando os trabalhos nas escolas de forma permanente”, ressaltou a gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas, em sua apresentação na Bahia.

O Grupo Neoenergia é atualmente a maior empresa do setor elétrico no Brasil em número de clientes, atuando também em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nas cerimônias em Salvador, Recife e Natal, educadores das  iniciativas destacadas do ano subiram ao palco e receberam a homenagem. Além disso, as cerimônias de culminância nos três estados contaram com apresentações culturais, depoimentos e divulgação dos resultados. Em Natal, onde o WWF-Brasil faz a execução completa do Festival Tô Ligado na Energia, a grande atração foram os estudantes do CEEP Ruy Pereira, que apresentaram uma prévia do que é um Dia Show na escola. O espetáculo contagiou a todos e fortaleceu a equipe para os próximos desafios em 2019.

Fonte: WWF-Brasil.

Atualização sustentável

Receba oportunidades, editais, eventos e conteúdo exclusivo diretamente em seu email.

Cadastre-se

Apoie o canal 🙂

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Green Business Post.

Republique nosso conteúdo de acordo com a Collaborative Progress License!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *